quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Esculpir abóboras

As crianças do CATL esculpiram as suas abóboras para decorar a sala para o baile de Halloween, na próxima sexta feira dia 31 de Outubro.

É preciso:
1 colher grande ou uma daquelas colheres de gelados
1 faca afiada (cuidado para não te cortares)
1 vela pequena.

Com ajuda de um adulto, no que respeita ao utilizar a faca, corta uma espécie de tampa na abóbora, na parte de baixo(cuidado para não furares os lados da abóbora).O buraco deverá ser grande o suficiente para tirares o recheio (polpa e sementes) de lá de dentro.
Tira tudo cá para fora com a ajuda da colher.

Limpa também a «tampa» que retiraste para abrir a abóbora.
Coloca a abóbora numa mesa e verifica qual é o seu melhor lado para começares a esculpir Imagina a «cara» que queres fazer e usa a faca para, cuidadosamente, retirares as partes individuais que não te interessam.


Se precisares de ajuda, usa uma caneta para fazeres as marcações antes de começares a cortar.Assim que terminares de cortar, empurra devagarinho as peças recortadas para veres o resultado final.

Se tudo estiver perfeito (na medida do possível) podes passar à parte da vela. E esta é bastante simples. Se tiveres limpo bem a «tampa» da abóbora (deixando-a nivelada), a vela ficará perfeitamente estável.



Depois é só acenderes a vela e colocares a abóbora por cima com o «rosto» virado para o sítio onde os teus convidados irão estar!

E pronto, temos a nossa abóbora esculpida para o nosso baile de Halloween....


Bom Halloween!!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cone para guloseimas

A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes (e da Irlanda), que eram considerados maus pelos antigos celtas. Nessa noite eles gostavam de pregar partidas ("tricks") aos humanos.
Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam doces e frutas ("treats") à porta das suas casas.
Daí surgiu a famosa frase "trick ou treat" que dizem as crianças norte-americanas (e canadianas) quando celebram o Halloween, o Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como "presentes ou partidas". (retirado site Junior)


Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a freguesia e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates e castanhas. (retirado do site Junior)

As crianças do CATL realizaram cones para colocar as guloseimas com cartolina preta...

Depois de feito o cone e, devidamente agrafado, as crianças recortaram abóboras e morcegos para decorar o seu cone...



Já recortados, desenharam a cara da abóbora, bem como os olhos do morcego com pontas de feltro....


Os cones ficaram muito bonitos e os morcegos ficaram com um ar assustador...

Não se esqueçam, não comam muitas guloseimas!!!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Fantasmas de tecido

Os nossos fantasmas para colocar suspensos nas lâmpadas da sala foram feitos com tecido branco, algodão e um fio de lã para atar à volta da cabeça...


Colocou-se algodão para fazer uma bola que servirá de cabeça, isto no centro do tecido, depois atou-se com um fio de lã branco, com o auxílio do colega...

Apertar muito bem o fio de lã para ficar com a forma redonda...


De seguida, desenhar com ponta de feltro preta os olhos, a boca e o nariz do fantasma...


Por fim, colocar um fio de nylon na cabeça e suspender os fantasma nas luzes da sala....


Os fantasmas nas luzes parecem estar a voar na sala...

Molas de Morcego

Sabem de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês All Hallows Day.E a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"! (retirado do site Junior)

O Halloween está à porta e à que começar a decorar a sala com elementos alusivos ao tema, nomeadamente morcegos, os quais sobrevoam na noite...


As crianças começaram por recortar em cartolina preta o morcego, previamente desenhado....

De seguida, colocar cola na mola de madeira e colar o morcego...



Posto isto fazer os olhos, o nariz e a boca com corrector...



E por fim, decorar as cortinas da sala com as molas de morcego...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Porta-chaves folha de Outono

O Outono é a estação do ano em que as folhas ficam aramelas, vermelhas, laranjas e algumas verde escuro. Isto porque a terra está mais fria e as raizes têm mais dificuldade em ir buscar à terra a água necessária para alimentar as folhas e mantê-las verdinhas.

As crianças do CATL realizaram um porta-chaves em forma folha e pintaram-na com as cores do Outono. Essa actividade foi executada com massa de modelar....


Começaram por amassar a massa e depois desenharam com o auxílio de um palito dos dentes a sua folha...


Com uma palhinha fizeram o furo para colocar o porta-chaves...



Moldaram a folha de forma a que ela ficasse redonda...


Depois de seca (1 dia) as crianças pintaram com tintas de várias cores as suas folhas do Outono....


Tiveram o cuidado de fazer as nervuras das folhas...


Já com a tinta seca colocámos verniz para conservar as cores, bem como a massa...


Finalmente colocámos o porta-chaves com a ajuda de um adulto....
E aqui temos o nosso porta-chaves de folha de outono que caminhará connosco durante esse Outono..

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dia da alimentação

Primeiramente houve uma breve explicação sobre a roda dos alimentos, no que respeita aos alimentos que fazem parte da roda e as quantidades que devemos ingerir para obter uma alimentação completa, equilibrada e variada. Com a vida agitada dos pais nem sempre é possível preparar um lanche "adequado", daí o dia da alimentação foi celebrado no nosso CATL com a confecção de uma salada de fruta.

Antes de descascar as diversas frutas,procedeu-se à higiene pessoal das crianças, nomeadamente lavar as mãos.
Uns descascaram as frutas e os outros picaram-nas para o respectivo recipiente ...

Cada criança teve uma fruta para descascar...
... Mas com muito cuidado...


Resultado final, uma linda taça de fruta muito colorida e muito saudável....

E depois da salada pronta, chegou a hora do tão esperado lanche...

Bom apetite:):)

Quadro de folhas secas

Nem todos os quadros são feitos com tintas. Alguns são uma composição de diferentes objectos colados. O nosso quadro foi feito com folhas secas de várias cores, formas e tamanhos. Para a moldura da cartolina utilizámos a casca dos troncos e para embelezar o nosso quadro colocámos um pouco de fio de sisal.

Todas as crianças trouxeram folhas que recolheram do chão da escola, de casa ...


Fizemos a montagem das folhas na cartolina e de seguida colámos com cola branca, pressionamos um pouco para colar na cartolina....


O nosso quadro ficou muito original, uma verdadeira arte natural :)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Construção de uma árvore de Outono

Realizou-se na área de Expressão Plástica a construção de uma árvore de Outono. Esta foi realizada a partir da mão e antebraço para formar o tronco. Seguidamente, as crianças coloriram as diversas folhas com lápis de cor, lápis de cera e pontas de feltro. Recortaram-nas e colaram-nas nos galhos (dedos da mão).

Cada um decorou a sua árvore livremente. Umas ficaram com mais folhas... outras com menos folhas... mas os trabalhos foram concluídos com sucesso.

Chegou o Outono

Com o frio a chegar e as folhas a cair, propôs-se às crianças a elaboração de um desenho sobre a estação actual. Por conseguinte, o resultado foi muito positivo.
Como podemos visualizar os desenhos abaixo apresentados, ficaram muito coloridos e originais.


BOM TRABALHO!!!

Pastas de arquivo individuais

Cada criança realizou a sua pasta individual para arquivar todos os seus trabalhos executados na sala. Esta é uma forma de organizar o material e conservá-lo.

As respectivas pastas foram feitas com cartolinas de várias cores e tiras de papel autocolante. Posto isto, escreveu-se o nome de cada criança na sua pasta.

Regresso às aulas

As crianças do Clube de Leitura regresaram às aulas no passadio dia 08 de Setembro. As férias acabaram e chegou a hora de conhecer colegas novos e realizar novas actividades. Não podemos esquecer que as regras são muito importantes para um bom funcionamento das actividades propostas. Assim sendo, temos a nossa amiga girafa que nos lembra as principais regras para este ano lectivo no CATL....
Para além das regras, este ano as crianças têm a oportunidade de realizar em conjunto as tabelas de assiduidade, no início da tarde, e de comportamento no final de cada dia, bem como outras tarefas, tais como: a distruição do lanche, participar na limpeza do refeitório e arrumar a sala.
Pretende-se que as crianças desenvolvam sentimentos de responsabilidade e autonomia perante a aquisição de conhecimentos diversificados e que sejam indivíduos activos, participativos nas suas próprias aprendizagens.

ANO NOVO, REGRAS NOVAS :):):)