terça-feira, 29 de abril de 2008

Dia da Terra

No passado dia 22 de Abril comemorou-se o Dia da Terra. No nosso C.A.T.L, as crianças tiveram a oportunidade de realizar uma actividade alusiva ao dia. Antes de iniciar a actividade fez-se um diálogo, de modo a que as crianças compreendessem o porquê de comemorar o Dia da Terra e quando surgiu.

Para além disso, as crianças ficaram a conhecer alguns dos problemas ambientais que a Terra enfrenta, nomeadamente a escassez da água, a destruição de florestas, degradação dos solos, entre outros males que destroem o nosso planeta e põem em risco a vida de todos os seres vivos.

Para mantermos o equilíbrio da Terra é preciso termos conhecimento destes problemas. As crianças são o nosso amanhã e têm que ter a noção de que não devemos acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana. Por conseguinte, temos o dever e a obrigação de cuidar, preservar e respeitar o nosso QUERIDO PLANETA e tudo o que de bom ele nos oferece.

A actividade consistiu a elaboração de um cartaz gigante, com um globo terrestre e os princípios da "Carta da Terra".

Assim, a "Carta da Terra" diz o que devemos fazer para conservar e melhorar o mundo onde vivemos:

- Respeito e cuidado para com os seres vivos

- Na vida tudo está interligado

- Toda a gente deve ter o que necessita

- Não à guerra, sim à paz


As crianças executaram essa actividade em grupo, uma vez que trabalhar em grupo permite uma aprendizagem activa e participada por todos. Ajudam-se e aprendem uns com os outros. Aprendem, também, a partilhar material, espaço e troca de ideias.



Sem comentários: