terça-feira, 28 de julho de 2009

Preparação para o desfile Multiculturalismo "Cultura Indiana"

O CATL do Clube de Leitura foi convidado a participar no desfile temático "Multiculturalismo" inserido na Festa da Juventude, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa. Ao nosso CATL coube a Cultura Indiana.

Durante um mês, estivemos a trabalhar o tema com as crianças, dando a conhecer o modo de viver desta cultura.
Na Índia as mulheres usam roupas típicas como sáris - tecido enrolado no corpo. As mulheres indianas são muito vaidosas, além dos tecido bem coloridos, elas abusam nos acessórios, como colares, brincos e pulseiras. A maquilahegem é fundamental, os olhos são muito marcantes porque elas abusam do cajal e no rimel. Uma peça que também não pode faltar para compor o visual de uma indiana é o bindi (aquela pedrinha que enfeita as testas das mulheres). O bindi é o terceiro olho, o olho da mente, fundamental na cultura indiana.
A roupa indiana para o homem consiste numas túnicas com calças e um lenço.



Um dos instrumentos fundamentais da música indiana é a tambura (instrumento de cordas). Executámos esse instrumento com a técnica de balão...


A bandeira da Índia foi preenchida com bolinhas de papel crepe...


Também realizámos as tacinhas com a técnica do jornal para colocar as rosas no altar do Deus Hindu.


A religião foi representada num painel com o Templo Tajamal.

E por um Deus Hindu, neste caso a Deusa Lakshmi a deusa do amor


Por fim, a dança mais popular da índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses.
As crianças adoraram trabalhar e explorar a Cultura Indiana!!!!

Sem comentários: