quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Livro da Lenda de São Martinho

No dia de São Martinho, as crianças do 3º e 4º anos elaboraram um livro com a Lenda de São Martinho. Recontaram a história, de acordo com cada imagem apresentada. De seguida, coloriram as respectivas imagens com lápis de cor, lápis de cera e pontas de feltro.


Não se esqueceram de colorir a capa do São Martinho de vermelho....


Posto isto, algumas crianças passaram os textos para as diversas páginas de cartolina, baseados nas imagens....


A primeira página do livro da Lenda de São Martinho tinha o seguinte texto....

Num dia de tempestade, ia São Martinho, valente soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo, quase nu, tremendo de frio e que lhe estendia a mão. São Martinho, parou logo o cavalo e pousou a sua mão carinhosamente na mão do mendigo.


Em seguida, com a sua espada cortou ao meio a sua capa militar, dando metade ao mendigo.



Apesar de mal agasalhado e de chover muito, o cavaleiro continuou o seu caminho, cheio de felicidade por ter ajudado ao mendigo.


Mas, de repente, a tempestade passou. O céu ficou limpo. E um sol brilhante encheu a terra de luz e calor.
Para que não se apague da memória de todos nós este acto de bondade, praticado pelo cavaleiro, diz-se que nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo de frio. O céu fica azul e o sol reaparece quente e brilhante .
É o Verão de São Martinho...

Por fim, contornou-se o título do livro com um cordel de barbante e colocou-se uns ataches para juntar as páginas do livro.
Agora as crianças têm o livro da Lenda de São Martinho, elaborado por eles próprios, na sala para lerem sempre que quiserem...

Sem comentários: